Parceria! Ah Negão...

Posted by : Unknown domingo, 4 de maio de 2014


Especialista fala sobre a retomada da vida sexual após a gravidezMonkey Business Images Ltd/ Monkey Business
Depois da gravidez as mães voltam sua atenção e cuidados ao novo bebê e a rotina sexual acaba sendo deixada de lado. Apesar de ser totalmente natural, chega uma hora em que é preciso voltar à vida de casal, dividindo o amor entre essas duas pessoas tão especiais. Se você não sabe por onde começar, a sexóloga e psicanalista Sônia Eustáquia te conta como dar os primeiros passos.
+ Cardápio do bebê: saiba como equilibrar a amamentação com a ingestão de sólidos
O resguardo
É normal você não ter libido imediatamente depois do parto, afinal, além dos hormônios responsáveis por ela estarem em baixa, como o estrogênio, ainda existe toda a questão emocional. “Varia de pessoa para pessoa, mas no geral são necessários 40 dias para que a vida sexual seja retomada, o que antigamente era chamado de período de resguardo. A mulher sai do parto totalmente preocupada com o filho, que precisa muito do seu amparo. Ela também fica muito preenchida, é como se tivesse fechado um ciclo e tudo estivesse completo com esse nascimento”, explica.
Outro motivo que interfere na relação nesse período são as dores, muito comuns nesse tempo de recuperação e até mesmo a amamentação: “a sensação de amamentar dá um prazer muito grande, então tira um pouco a necessidade do prazer sexual com o marido. Além disso, ao amamentar sai leite quando a mulher se excita, o que pode incomoda-la um pouco”.
Apesar do mais comum ser que você não sinta a necessidade sexual, também é possível que o marido passe pela mesma situação, já que o novo integrante da família afeta diretamente o casal. “Existem homens que perdem a libido desde a gravidez e se afastam, tanto pelo medo de machucar a mãe, quanto pelo cansaço ou pela imagem de que ela é sagrada ao gerar um bebê”, conta.
 Envolvimento do casal

Foto: Fuse
Mesmo que o cansaço tome conta de vocês após os 40 dias de resguardo, um bom envolvimento facilita muito na hora de voltar às atividades sexuais e ele deve começar desde a gravidez. “O pai tem que 'ficar grávido' junto, se envolver nas consultas, ler livros, interagir em tudo mesmo. Depois que o bebê nascer, ele deve ter suas funções, ficar próximo ao filho e até mesmo ajudar a passar creme nos seios da mãe ou aproveitar o tempo de dar banho. Quando existe todo esse cuidado das duas partes fica muito mais fácil. Como o bebê já existe na vida desse pai desde o começo e a mãe se sente amparada por ele a retomada é muito mais natural e tranquila”, indica.
Vale lembrar que a penetração não é tudo e outros tipos de carícia, como massagens, sexo oral ou mesmo a masturbação são grandes aliados para uma retomada gradual. “A aproximação física do casal é muito importante porque é algo que preenche os dois e vai muito além da consumação sexual em si”, completa.
Encontre um tempo
A rotina pode virar uma loucura no primeiro ano de vida do seu bebê, mas nem por isso você deve abrir mão de ter um tempinho para você e para o parceiro. Tentar organizar um dia ou uma hora específica da semana só para os dois, mesmo que seja pouco, faz uma grande diferença no amor: “Marque um tempo diário ou estabeleça um dia da semana para o casal, porque há a necessidade de ser um casal, sem essa atenção exclusiva ao bebê, mesmo que em períodos curtos. Com a tecnologia, é possível deixar a criança com a avó ou uma babá e ficar tranquila com essa separação”.
Entre os programas, aproveitar um bom jantar, assistir um filme e até mesmo passar uma noite fora podem ser verdadeiros ativadores da libido. “Aproveite um dia para ir a um hotel na cidade mesmo, só para sair daquele cenário em que o bebê é rei, para entrar em um ritmo e um clima diferente”. Ter essas horas juntos vai ajudar vocês a manter a chama acesa, a não perder a cumplicidade e o carinho, tão importantes na vida a dois (agora a três!). 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Poderosas e Más - - Hospedagem MSJ Designer - Designer MSJ -