- Back to Home »
- Saúde e Beleza »
- Errou no seu cabelo, e agora? Hairstylist conta como melhorar o efeito
Posted by : Unknown
terça-feira, 6 de maio de 2014

“Errar é humano”, diz o ditado. Mas, e quando esse erro afeta a sua beleza? Sim, na hora de cortar, tingir, alisar, escovar ou pranchar, o resultado pode não ser tão bom quanto o sonhado. Se isso ocorrer, nada de ficar desesperada ou desanimar por conta do visual. O Poderosas e Más preparou um guia para te ajudar a contornar esses problemas e ficar com os cabelos tão bonitos quanto merece.

Alisei e não gostei
Quando se trata de alisamentos, o que vai definir que procedimento será feito para correção é a base química utilizada no alisamento. “Se o alisamento foi definitivo, a base de amônia, tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxido de sódio, infelizmente não há muito o que ser feito, pois estes componentes modificam as moléculas e a estrutura dos fios”, diz Allan Victor, hairstylist do salão Santa Cabeleira, em São Paulo. E ele completa:“isso também serve para quem pretende cachear os fios com permanente, pois é a mesma base química dos alisamentos definitivos”.
Se o efeito ficou muito artificial, com as pontas retas, só há como tirar com corte, conforme o crescimento dos fios. Contudo, para amenizar esse aspecto incômodo, o ideal é que seja feito corte de pontas, no mínimo de três em três meses. Paralelo a isso, os tratamentos capilares são muito bem-vindos, intercalando-os com máscaras hidratantes e tratamentos intensivos, no intervalo de sete a dez dias, para que os fios fiquem mais brilhantes, sedosos e com movimento.
Se o alisamento não deixou suas madeixas tão lisas quanto o esperado, não é indicado refazer o processo. Opte por procedimentos temporários, como uma progressiva, por exemplo. Hoje há uma grande variedade deles. “O botox capilar é uma ótima saída, quando, além de os fios não terem ficado lisos, estarem muito danificados. A base do produto é cisteína (não compatível com guanidina), um aminoácido que penetra na parte interna da cutícula e realinha toda a sua estrutura. Além disso, por conter aminoácidos e ativos vegetais em sua fórmula, não só alisa, como trata e dá brilho.
A progressiva não agradou
Com o intuito de reduzir o volume, este é um alisamento temporário, que não modifica as moléculas e a estrutura dos fios. Portanto, se o resultado não agradou, basta lavar com xampu anti-resíduos e hidratar com frequência. Isso fará com que a progressiva saia aos poucos, mas bem mais rápido que sem esses recursos.
Coloração sem ação
Uma considerável parcela de mulheres prefere clarear a escurecer os cabelos. O hairstylist alerta que “coloração não clareia coloração. Então, se a cor não ficou do seu agrado, é só aplicar cores mais escuras que o tom aplicado anteriormente, ou clarear em mechas, com descolorante.
Brancos ainda brancos: se a coloração foi aplicada para cobertura dos fios, e a mesma não cobriu 100% ou deu aquele efeito de transparência (fios brancos parcialmente coloridos), o profissional indica a reaplicação da cor. É importante analisar a porcentagem de fios brancos para a escolha da cor, de modo que o procedimento seja feito uma vez só, para não danificar seus cabelos.
Luzes apagadas: elas não ficaram no tom que você desejava, e agora? Felizmente, sempre há correção para luzes ou mechas. Basta escolher um bom profissional para isso, pois existe todo um estudo nas cores, e todos os tons podem ser neutralizados e corrigidos. “O maior erro quando o assunto são luzes, mechas ou reflexos, ainda parte do uso da ultrapassada touca de luzes. Mechas, luzes ou reflexos devem ser feitos em papel, ou plaqueta”, diz Victor.

Ruivo desbotado: segundo o hairstylist, o ruivo é uma cor traiçoeira, porque não fica bem em qualquer um e isso depende muito do tom de pele. Além disso, desbota muito rápido, e ninguém quer ficar com aquela cor de “água de salsicha”. “Tenho um truque para manter o ruivo sempre vivo. No banho, após lavar os fios com xampu, misture, em uma cumbuca, aproximadamente 15 a 20 gramas de coloração (a mesma utilizada para colorir os fios) com revelador de cor, e um pouco de água morna. Aplique nos cabelos e deixe a espuma agir por cerca de cinco minutos. Em seguida, repita o processo. Pronto, o seu ruivo voltará com o mesmo brilho e intensidade”, explica.
Loiro platinado ressecado: o grande segredo para um lindo loiro platinado é o tratamento capilar que será feito periodicamente. E isso envolve muitas hidratações, por exemplo. Por isso, se você deseja muito esse cabelo, prepare o bolso, e invista, pois é uma das cores que mais demandam cuidados. De nada adianta seu loiro estar platinado, se está ressecado, elástico, e com aspecto seco.
Seu loiro amarelou: se isso acontecer, tudo bem, há como consertar! O amarelo é a cor oposta ao cinza, e este, nacolorimetria do cabelo, é azul.Sendo assim, basta tonalizar os fios com uma base acinzentada para que o amarelo se torne um lindo loiro. Além da tonalização, quando os fios estiverem amarelados ou alaranjados, também se pode optar em aplicar os conhecidos pigmentos lilás. Deixe agir por alguns minutos, e pronto.
Preto demais: se você quer ser morena, mas pesou a mão no preto, basta inserir algumas mechas, bem fininhas, e não tão claras, somente pra “dar uma queimada” no tom escuro, e suavizar os cabelos.“Mas as mechas devem ser bem discretas mesmo, pois um cabelo mega escuro com mechas marcadas é de muito mau gosto!”, alerta o cabeleireiro.
Mechas muito marcadas: de acordo com Victor, para corrigir esse erro, basta “apagar” a raiz com uma coloração escura, no lavatório do salão mesmo. Agora, para um efeito ainda mais bonito e moderno, antes de apagar a raiz com essa técnica, refaça as mechas, mas, desta vez, somente das pontas ao comprimento e raiz. Lembre-se:peça ao profissional, mechas costuradas e em seguida desfiadas(não no cabelo inteiro), para não danificar ainda mais os fios e alcançar um resultado final mais satisfatório. O mesmo vale para mechas coloridas em tons incomuns, como azul, verde e rosa. Lembre-se que o profissional precisa ter experiência e conhecimento no estudo das cores.
Cortes decepcionantes
Mais curto do que o esperado: infelizmente, a única solução aqui é tentar adequar esse corte ao seu formato de rosto. Mas isso não é problema, cabelo cresce, e rápido! “Os fios curtos, quando feitos corretamente, ficam lindos para qualquer mulher, é só uma questão de hábito. Então, se a tesoura foi mais rápida que seus olhos, fique em paz, um corte mais curto, porém correto para você, só irá valorizar ainda mais a beleza do seu rosto”, garante o profissional.
Franja muito curta: “sempre instruo minhas clientes a começarem aos poucos, com as franjas mais longas, e depois irem diminuindo”, frisa Victor. Uma vez curtas demais, para uma solução mais drástica só as franjas falsas, aquelas que você prende nos cabelos. Para você que quer uma franja mais curta, mas tem medo de ficar feio ou inadequado ao formato do seu rosto, ele tem uma dica preciosa: “a franja BB Fringe, inspirada na musa Brigitte Bardot. Trata-se das pontas maiores e o formato arredondado, ultrapassando a linha das sobrancelhas. O bacana dessa franja é que, por ela ter as pontas maiores, se harmoniza com qualquer tipo de rosto, e ainda suaviza os traços, dependendo da forma que for cortada. Além de bonita, ela traz uma sofisticada sensualidade”.


